Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

juntospormirandela



Terça-feira, 13.05.14

2-Laboratório de Apoio à Atividade Agropecuária de Mirandela

O Partido Socialista, orgulhando-se de ter iniciado o debate público de mais este problema que, a verificar-se, concorrerá para o incremento das assimetrias regionais, cita algumas afirmações de outras forças politicas e entidades na defesa da manutenção deste equipamento, não apenas nas valências em causa, mas potenciando-o para outras tarefas de inegável interesse na região.

 

Assim, citando:

 

1. Manuel Cardoso, Presidente da Direção Regional de Agricultura, em 20.02.14 à imprensa regional:

 

"

- esta unidade é o elo mais fraco da atual rede de laboratórios do País que ainda fazia análises à brucelose, leucose e a amostras de leite"

- o fator que mais pesou para este encerramento fica a dever-se à alegada falta de recursos humanos nesta região;

- processava anualmente cerca de 380 mil amostras de sangue, mas Manuel Cardoso diz que a unidade nunca teve todas as valências a funcionar, para além de que o edifício continua a estar subaproveitado e sofre de alguns problemas estruturais ao nível da construção;

- os nove funcionários vão manter os seus postos de trabalho no âmbito da Direção Regional de Agricultura;

- estou confiante de que será aumentado o investimento.

- centro de excelência do azeite que recentemente o secretário de Estado da Alimentação diz ser intenção abrir em Mirandela. A candidatura poderá avançar no quadro comunitário de apoio que vai entrar em vigor. "

 

2. O presidente da câmara de Mirandela mostra-se surpreendido depois da direção regional de agricultura ter garantido que não havia qualquer decisão tomada.

 

No entanto, António Branco afirmou que não tem dúvidas de que se trata de uma péssima notícia para Mirandela e vai pedir explicações.

 

3. Os deputados do PSD, Adão Silva e Maria José Moreno, eleitos por Bragança na Assembleia da República :

- consideram "preocupante" e "dececionante" a decisão do Governo de encerrar o laboratório de apoio à atividade agropecuária de Mirandela, em Trás-os-Montes;

- questionam a ministra da tutela sobre que alternativas vão ser oferecidas aos agricultores e produtores transmontanos;

- O secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, disse (mas não escreveu...), que o laboratório "não vai fechar", e que, em Mirandela ficará uma estrutura, para já, virada para o azeite, mas que "pode começar a tratar de outros produtos".

 

4. O PS de Bragança pela voz do seu presidente da distrital, Jorge Gomes, insurge-se contra o encerramento, e lembra que a transferência deste serviço para o Litoral vai dificultar a vida aos cerca de 11 mil produtores transmontanos que recorrem ao Laboratório de Mirandela, questionando ainda o futuro profissional dos técnicos do Laboratório.

 

..."

 

Perante estas afirmações, a Comissão Politica Concelhia considera que:

 

. faz todo o sentido que a luta se mantenha na defesa intransigente pela manutenção das valências deste equipamento;

. não deixa de ser contraditório o teor e a oportunidade de algumas declarações, como a surpresa do presidente da câmara municipal e o seu pedido de explicações, bem como a invocada falta de recursos humanos ser o fator de maior peso no encerramento...!

. irá dar seguimento ao protesto, utilizando a forma e os meios legais que considere mais adequados.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por juntospormirandela às 22:26



foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2014

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Posts mais comentados